segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A recepção do pensamento saussuriano no mundo

Antes de qualquer coisa, vale destacar os campos de saber cobertos pela reflexão saussuriana.
- Epistemologia - sentido estrito de crítica de uma ciência, questionada os postulados da Gramática Comparada;
- Filosofia da Linguagem - reflexões sobre questões mais gerais acerca dos sistemas de significação humanos;
- Epistemologia pragmática - não analisa as condições de possibilidade de uma ciência existente, mas a aposta numa ciência futura. 

A partir de tais campos de saber, podemos analisar a recepção do pensamento saussuriano no mundo. Ao analisar a recepção de Ferdinand de Saussure na França, podemos destacar 4 momentos. O primeiro momento a partir de Cristhian Puech em 1916, caracterizado como o momento de repulsa, o segundo momento se caracterizado como o momento de expansão,  terceiro momento caracterizado durante o período da Segunda Guerra Mundial onde é definida como o modelo de cientificidade e o quarto momento destaquemos como a busca do verdadeiro Saussure, em 1957.

No Brasil, há pelo menos 2 grades momentos da recepção do pensamento saussuriano. O primeiro, é a pré-tradução do Curso de Linguística Geral; por Mattoso Câmara, em 1941, com o Princípios de Linguística Geral (PGL), que teve uma recepção retificadora, e inclui uma proposta de solução para problemas relacionados intrinsecamente ao CLG.
Um segundo momento que vale ser destacado, é a pós-tradução em português do CLG, em 1969. 

Os três momentos referentes a recepção do pensamento saussuriano no mundo:
- publicação dos manuais e dicionários de linguística (1970 a 1990);
- traduções críticas e relação do CLG (1990 a 2000);
- Edição crítica dos Manuscritos de Saussure (2000 até os dias atuais).


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